Osteopatia

O que é Osteopatia

Criada pelo médico americano Andrew Taylor Still em 1874, a Osteopatia é um sistema de cuidados com a saúde que tem como base uma filosofia de avaliação, diagnóstico e tratamento próprios.

O tratamento acontece através de técnicas manuais e orientações assim de oferecer o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo.

O fisioterapeuta especialista em Osteopatia tem a capacidade de identificar e tratar disfunções de mobilidade dos tecidos corporais como nervos, vasos (veias e artérias), músculos, articulações, vísceras e crânio. Qualquer alteração de mobilidade tecidual pode vir a comprometer a função desse tecido e todo o organismo com quem ele está relacionado.

Como funciona

Antes de iniciar o tratamento, o fisioterapeuta faz uma anamnese para coletar informações sobre problemas de saúde, histórico de doenças na família, estilo de vida e hábitos alimentares, irá avaliar a postura do paciente e realizar testes específicos para identificar o que pode estar em sobrecarga, causando o sintoma.

Após essa avaliação cuidadosa, precisa e completa, o fisioterapeuta osteopata irá selecionar as técnicas voltadas para cada tipo de tecido, patologia e paciente, tornando desta forma, a Osteopatia, um tratamento único e individualizado.

A grande diferença do tratamento osteopático está em identificar e corrigir A CAUSA, não apenas tratar o sintoma. Por exemplo, uma entorse de tornozelo, mesmo que antigo, pode gerar dor no joelho ou na lombar devido às adaptações que nosso corpo vai criando. O tratamento consiste em corrigir toda essa mecânica para diminuir a sobrecarga gerada. Ou ainda, um problema digestivo, podendo gerar uma dor referida no ombro. Assim como um problema no rim, gera dor nas costas.

Ou ainda, um problema digestivo, podendo gerar uma dor referida no ombro.

Assim como um problema no rim, gera dor nas costas.

É sobre estas disfunções que o Osteopata irá intervir, identificando-as, corrigindo-as e permitindo que o corpo do paciente se organize. Este é o princípio da auto-cura da Osteopatia.

A sessão tem duração média de 1 hora.

A durabilidade do tratamento, a quantidade de sessões e intervalo entre elas, depende de cada caso.

O que trata

A osteopatia é capaz de lidar com uma infinidade de patologias, como:

Vale lembrar que as indicações não se restringem à lista, já que a Osteopatia é um sistema de cuidados com a saúde e tem como objetivo trazer o equilíbrio ao corpo do paciente, para que o mesmo tenha condições de se defender mediante o processo patológico.

Osteopatia para bebês

Durante a gestação, o bebê pode adotar determinados posicionamentos e sofrer pressões em algumas regiões, podendo afetar a mobilidade e o funcionamento de suas estruturas.
Essas pressões também podem ser causadas durante o parto, seja pelo tempo de expulsivo ou auxilio de instrumentos.
Ou ainda após o nascimento, quando o bebê adota uma preferência de posicionamento, podendo causar as assimetrias no crânio que, se não forem corrigidas, podem gerar compensações e alterações mecânicas que persistem e apresentam-se através de diversas sintomatologias ao longo da vida.

A Osteopatia trata essas alterações de mobilidade musculo-esquelética, viscerais (órgãos) e cranianas, prevenindo essas possíveis alterações e tratando sintomas que o bebê podem já estar apresentando.

O que a Osteopatia trata nos bebês?

Abrir chat
Olá!
Como podemos ajudar?