Reabilitação Funcional

Reabilitação Funcional

Reabilitação funcional

O que é?

A reabilitação funcional como o próprio nome já sugere é um programa de exercícios voltado para reabilitação das funções do nosso corpo.

A base do treinamento vem de uma metodologia própria do INSTITUTO SALUTE, com base nas ciências da saúde (anatomia, fisiologia e biomecânica) de diversos estudos e especialização das fisioterapeutas que aplicam o método.

Essas aulas buscam integrar técnicas da fisioterapia com movimentos inteligentes, baseados nos princípios do treinamento funcional, pilates, LPF, RPG, da musculação, exercícios cardiorrespiratórios e conceitos da biomecânica na elaboração dos movimentos. Podendo ser voltado para mobilidade, estabilidade, força, resistência muscular, potência muscular, equilíbrio, coordenação, agilidade e, ou condicionamento físico, independente do grau de comprometimento de cada aluno/paciente.

Muito além das estruturas musculo esqueléticas, são os sistemas e as vísceras do nosso corpo, que também são considerados nesse treinamento.

O sistema cardiovascular, respiratório, digestório, endócrino, imunológico, linfático, nervoso e sensorial, fazem parte do nosso corpo e não podem ficar de fora de um treinamento.

De acordo com o tipo de exercício a ser trabalhado eles terão influência, por exemplo, na circulação e oxigenação sanguínea, na pressão arterial, na frequência cardíaca, e isso vai acontecer com todos os sistemas.

As vísceras, muitas vezes são negligenciadas, mas também tem importâncias significativas nos resultados. Nos últimos anos, em diversas áreas da ciência da saúde, vem surgindo estudos mostrando a importância do controle da pressão intra-abdominal (PIA), a sua relação com o funcionamento visceral, com a estabilidade do tronco, com a saúde do assoalho pélvico, e com a melhora em todos os sistemas.

A execução de determinados exercícios em pacientes com características de aumento da PIA, pode causar desconforto, dores, incontinência, dificuldade na aprendizagem da estabilização corporal, dificuldade respiratória. As vezes essa alteração é ignoradas e afasta alunos/pacientes dos exercícios, por se sentirem pior ao praticar exercícios, por isso essa análise faz parte da nossa avaliação e prescrição de conduta.

O foco desse treinamento é a reabilitação, prevenção de lesões e promoção da saúde com qualidade.

Como são os treinamentos

Nossas aulas são individuais, e tem como característica um atendimento exclusivo desenvolvido de acordo com necessidades e capacidades físicas de cada aluno/paciente, garantindo maior grau de atenção, comodidade e cuidado durante as aulas.

Primeiramente realizamos uma avaliação, onde colhemos o histórico do paciente, analisamos exames, realizamos testes físicos e funcionais.

A avaliação desempenha um papel fundamental no treinamento, pois permite que seja montado um programa eficaz e seguro, adaptado às necessidades individuais de cada paciente.

Após a avaliação é feito o planejamento do treinamento e iniciando de acordo com cada paciente.

A reavaliação é constante e o planejamento para o objetivo feito a curto e longo prazo, determinando assim metas a serem alcançadas por trimestre e anualmente.

Para quem é indicado:

É indicada para qualquer idade, em tratando agudos, crônicos e com caráter preventivo.

Objetivo

  • Acelerar o alcance de resultados;
  • Integração com a fisioterapia;
  • Melhorar dores;
  • Melhorar a organização e a consciência postural;
  • Melhorar a assimilação e a reprodução dos exercícios;
  • Melhorar tonificação muscular;
  • Reabilitar e tratar lesões;
Abrir chat
Olá!
Como podemos ajudar?